De Volta ao Blog II - Fé

Não vou esperar que alguém responda a minha última pergunta. Sei que ninguém tem a resposta, muitos nem uma teoria têm. Mas continuando. Já que não me considero ateu nem agnóstico, por que escolhi ateu?

Ateu é a ausência de crença em deus ou deuses, segundo wikipedia.

Deus é a palavra usada para designar a(s) entidade(s) maior(es) de um povo. No cristianismo, o ser supremo todo poderoso. Isso em português, uma língua já derivada de muitas outras. Não pretendo abordar a etimologia dessa palavra, mas o seu significado explícito, ou seja, o que ela nos faz lembrar quando a usamos.

Eu tirei totalmente a idéia de um deus sentado nas nuvens com um cajado na mão, barba branca (até parece o papai noel). Essa era uma das minhas visões de deus, ou pelo menos parecido com isso. Logo depois via deus como um ‘cara’ que estava sempre disposto a me ajudar, mas se eu não andasse na linha, estaria fu*. Logo depois essa palavra já significava uma força maior que estava fora de nós e que regia tudo e todos. E agora já tenho uma nova visão sobre essa palavra. Ela representa a força que existe dentro de cada ser humano, a qual costumo chamar também de subconsciente.

A partir do momento que o Homem teve consciência de si mesmo e das coisas ao seu redor, ele não conseguiu explicar vários fatores que aconteciam. Então, com o egoísmo que agora tinha, criou aqueles que faziam essas coisas acontecerem. Eles estavam em um plano superior a esse, porém o Homem era o ser superior desse plano, porque tinha sido criado para isso. E assim o Homem foi conseguindo sobreviver e os mais ‘espertos’ souberam como usar os do plano superior para seu próprio proveito.

E aqui estou eu, em pleno século XXI, discutindo se acredito ou não naqueles do plano superior. E digo: sim, acredito naqueles que estão no nosso plano mental, ou superior. Quem já leu o Mundo de Sofia vai entender melhor o que estou falando. Quando o personagem cria vida própria.
E se o personagem for eu...?

0 comentários: